Metodologia permite avaliação do desempenho de propriedades agrícolas com base em 21 indicadores de sustentabilidade
(Belo Horizonte – 1/3/2024) O pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) José Mário Lobo participa da próxima semana do 3º. Encontro Paulista do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), em Lençóis Paulista. Na sexta-feira, 8 de março, o pesquisador vai ministrar a palestra “Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA)”, durante o painel “Panorama, Desafios, Soluções Sustentáveis e Oportunidades para a Cultura de Eucalipto, Citrus, Café e Perenes”.
A ferramenta ISA é um sistema integrado para a aferição do desempenho socioeconômico e ambiental de estabelecimentos rurais. É constituída por um questionário e diversos parâmetros que compõem um conjunto de 21 indicadores. O objetivo é detectar pontos críticos, propor medidas de correção do manejo produtivo que podem promover impactos negativos sobre o meio ambiente, e identificar oportunidades de geração de renda e de práticas visando adaptação às mudanças do clima.
Proposta em 2008 por grupo de trabalho liderado pela EPAMIG, a metodologia vem sendo incorporada ao trabalho de assistência técnica em 2012 e passa por atualizações constantes. No site da EPAMIG já é possível fazer o download da planilha 2024, conforme explica José Mário Lobo, pesquisador responsável pela ferramenta. “A nova versão traz uma série de aprimoramentos, mantendo a mesma estrutura do ISA com 21 Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas, permitindo a análise conjunta dos dados gerados na aplicação do ISA no presente e nos anos anteriores”.
José Mário afirma que a participação em eventos como este do GAAS são uma oportunidade para popularizar e aprimorar a metodologia. “Em cada treinamento, palestra ou seminário é dada uma oportunidade para debater, captar críticas e sugestões que são essenciais no processo contínuo de aprimoramento da ferramenta. Esta é a expectativa para este evento, divulgar a ferramenta, mostrar as experiências e, sobretudo, trocar ideias, discutir as métricas, os parâmetros e os fatores de ponderação que integram os indicadores”.
A ferramenta ISA está implementada em diferentes regiões do Brasil e tem sido adotada em programas e projetos da Emater-MG, do Senar MG, ES e Nacional, da Fundação Renova e do Programa Pronasolos. “Vou apresentar a metodologia, princípios e práticas observados no monitoramento dos agroecossistemas; o uso da ferramenta ISA no processo de planejamento, tomadas de decisão e gerenciamento de riscos para os técnicos e produtores e, além de exemplos e análises da aplicação do ISA em mais de 4 mil imóveis rurais, nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste”, adianta o pesquisador.
O 3º. Encontro Paulista do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) acontece de 6 a 8 de março e é aberto ao público em geral. As inscrições devem ser feitas pelo site https://gaasbrasil-eventos.com.br/encontropaulista/inscricoes/.