Você está aqui:
EPAMIG articula parceria com Embrapa para estruturação de Queijoteca em São João del-Rei

EPAMIG articula parceria com Embrapa para estruturação de Queijoteca em São João del-Rei

Visita técnica reuniu pesquisadores da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais e fortalece ações voltadas à conservação da microbiota de queijos artesanais mineiros

(São João del-Rei, 10/7/2025) Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) participaram, na última semana, de uma visita técnica à Coleção de Microrganismos de Interesse para a Agroindústria e Pecuária, da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG). 

A atividade foi conduzida pela curadora da coleção, Carla Lange, e integra as ações estratégicas da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais (RMQA), coordenada pela EPAMIG.

A visita teve como foco o intercâmbio de experiências e a articulação de parcerias para subsidiar a estruturação da Queijoteca, coleção microbiana voltada à preservação, caracterização e aplicação de microrganismos isolados de queijos tradicionais mineiros. A iniciativa está em fase de implantação no Centro de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais (CPTQA), em São João del-Rei.

Representaram a EPAMIG na visita os pesquisadores Daniel Arantes, responsável pelo CPTQA e coordenador da RMQA, e Cristiane Viana, chefe do Departamento de Pesquisa da EPAMIG. Também participou da atividade a professora Luciana Albuquerque Caldeira Rocha, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), integrante da equipe da Rede.

Para Daniel Arantes, a experiência é uma importante referência para o desenvolvimento da Queijoteca. “A coleção da Embrapa é um modelo nacional em conservação microbiana. O diálogo com a curadoria contribui diretamente para a definição de protocolos, infraestrutura e critérios técnicos que serão adotados na estruturação da nossa coleção em São João del-Rei, voltada à microbiota láctica dos queijos artesanais mineiros”, explica.

A pesquisadora Cristiane Viana destacou o papel  estratégico da EPAMIG na consolidação de políticas públicas de apoio à produção artesanal. “A Queijoteca será um marco na valorização da biodiversidade microbiana e na geração de soluções tecnológicas para o setor. Essa articulação reforça a missão da EPAMIG de promover ciência aplicada ao desenvolvimento regional, especialmente no campo da agroindústria artesanal”, avalia.

A professora Luciana Caldeira, da Unimontes, coordena o projeto “Estado da arte de queijos artesanais emergentes produzidos em Minas Gerais”, que integra as ações da RMQA. O estudo mapeia e caracteriza variedades tradicionais pouco conhecidas, produzidas nas regiões da Serra Geral, Jequitinhonha, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça e Ibitipoca. 

O projeto amplia o conhecimento sobre a diversidade queijeira mineira e a relevância dos microrganismos autóctones na formação da identidade sensorial e territorial desses produtos.

A visita reafirma o compromisso da EPAMIG e dos parceiros da RMQA com a construção de uma base científica sólida e colaborativa para os queijos artesanais de Minas Gerais, aliando saberes tradicionais, pesquisa de excelência e conservação da biodiversidade microbiana.