(Belo Horizonte – 25/11/2021) – Na próxima terça-feira, 30 de novembro, às 19h, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove o Workshop online: Micorrizas fungos benéficos para a agricultura. O evento será transmitido pelo Canal EPAMIG Oficial no Youtube.
Micorrizas são associações fungos-planta que possibilitam a melhora na absorção de nutrientes presentes no solo parte das plantas. Essa associação mutualista, benéfica para as duas partes, traz vantagens também para sistemas agrícolas sustentáveis, uma vez que possibilita a redução da aplicação de insumos sintéticos, como pesticidas e fertilizantes.
“As associações fungos-planta foram evolutivamente importantes para a conquista do ambiente terrestre pelas plantas. Atualmente, com o desenvolvimento de tecnologias para tornar diversas culturas menos dependente de inputs de nutrientes e mais tolerantes ao estresse hídrico, o estudo destas potencialidades passa a ter ainda mais relevância”, pondera o pesquisador e professor do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (EPAMIG ITAC), Eduardo Corrêa, que será o moderador e um dos palestrante do workshop.
A participação gratuita é aberta ao público em geral. Para os estudantes, haverá lista de presença. Mais informações (37) 3271-4673.
Olivicultura
Também no dia 30 de novembro (terça-feira), às 19h, os pesquisadores da EPAMIG Luiz Fernando de Oliveira e Pedro Moura vão participar da Charla Agroecológica: cadeia produtiva da olivicultura, evento promovido pelo Grupo de Estudos Frutifica- Ação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O objetivo é divulgar ações e técnicas voltadas à agroecologia, aos produtos da sociobiodiversidade e à conservação do meio ambiente.
Durante o evento, Pedro Moura falará sobre o cultivo da oliveira, com base em experiências e pesquisas da EPAMIG e destacará condições climáticas, plantio, manejo das plantas e os desafios da olivicultura na região da Serra da Mantiqueira. Já Luiz Fernando vai abordar aspectos relacionados à colheita dos frutos e à produção do azeite de oliva e da azeitona em conserva.
Também foram convidados o olivicultor orgânico, João Ricardo Nogueira, sócio fundador da Olivas Vikaz e coordenador de núcleo da Orgânicos Sul de Minas Gerais, Sistema Participativo de Garantia; e o especialista em Agricultura Biodinâmica e consultor da Olivais Quelemém, Luiz Augusto da Silva.
A transmissão da live será pelo Canal do Grupo de Estudos Frutifica- Ação no Youtube.