Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
EPAMIG divulga Relatório Anual de Administração

EPAMIG divulga Relatório Anual de Administração

Dados mostram aumento na captação de recursos e dos projetos de pesquisa em execução, além de investimentos em infraestrutura

(Belo Horizonte – 7/5/2024) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) divulgou o Relatório Anual de Administração de 2023. A publicação, disponibilizada no portal da Empresa, traz os números do ano passado no que se refere a avanços da pesquisa, captação de recursos, projetos em execução, entregas à sociedade, ensino, investimentos em infraestrutura e avanços na gestão. Além das dificuldades enfrentadas e dos principais desafios para 2024.

“No ano de 2023, tivemos mais projetos de pesquisa aprovados pelas fontes financiadoras, em especial, pela Fapemig. Os recursos para projetos em execução superaram os R$80 milhões e chegamos ao número de 295 projetos de pesquisa, dos quais 16,6% foram concluídos no ano passado. Isso é um marco para a nossa Empresa. Também obtivemos avanços na educação e iniciamos as intervenções em infraestrutura, visando a melhoria do ambiente de trabalho e apoio à segurança, na Sede e nas unidades descentralizadas”, avalia a diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Ferreira Soares.

A Difusão de Tecnologias também se destacou no último ano com a realização de mais de 2 mil eventos entre palestras, dias de campo, cursos, implantação de unidades demonstrativas, plantões e visitas técnicas. “A EPAMIG tem conseguido cumprir sua missão e se posicionar como referência no desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária. Temos trabalhado com pesquisas promissoras e resultados inovadores, como a silagem de trigo, padronização do queijo cabacinha, caracterização dos queijos artesanais mineiros, conservação do leite humano, energia agrovoltaica, Fertilização In Vitro (FIV), manejo sustentável das lavouras, novas cultivares de café, expansão do uso da palma forrageira, dentre outras”, destaca o diretor de Operações Técnicas da Instituição, Trazilbo de Paula.

A publicação também aponta os principais desafios para 2024 e os anos seguintes. “Temos necessidade de recompor nosso quadro funcional e continuamos pleiteando um concurso público. Necessitamos de recursos para custeio, para a renovação da frota e para as melhorias na infraestrutura. O caminho é longo, mas temos experimentado muitos avanços nos últimos cinco anos, seja nos resultados da Gestão, seja na visibilidade perante o governo e a sociedade”, afirma o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil.

50 anos

No próximo mês de agosto, a EPAMIG completa 50 anos de fundação. Em referência à data, a Diretoria Executiva reforça a confiança em mais resultados positivos e exalta o corpo funcional da Empresa. “O maior orgulho da EPAMIG é ter uma equipe com profissionais comprometidos. A dedicação, o empenho e o esforço de cada um são fundamentais para que os objetivos da Instituição sejam alcançados, e os resultados apresentados neste relatório são frutos e evidência desta dedicação”, finaliza Nilda Soares.

 

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem