(Nova Porteirinha – 23/8/2019) A EPAMIG, Emater-MG e IMA, empresas vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), se reuniram nos últimos dias 20 e 21, no auditório da EPAMIG Norte, em Nova Porteirinha, para uma reunião de integração. O encontro teve como objetivo o levantamento de demandas e a escrita conjunta de um plano de ação para o Norte de Minas.
Estiveram presentes a chefe geral da EPAMIG Norte, Polyanna de Oliveira, o coordenador de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, o coordenador estadual de Culturas da Emater-MG, Sérgio Regina, o gerente da Unidade Regional da Emater-MG de Janaúba, Alberto Magno, e o coordenador regional do IMA de Janaúba, Edmar Durães. A reunião também contou com a presença de 14 pesquisadores da EPAMIG e de extensionistas de outras cinco unidades regionais da Emater-MG.
Entre os principais pontos levantados durante o encontro, o destaque ficou por conta das demandas em bovinocultura, fruticultura, olericultura e meio ambiente, áreas contempladas pelos Programas Estaduais de Pesquisa (PEPs) da EPAMIG. De acordo com Polyanna de Oliveira, o manejo agroecológico de culturas perpassa todas as demandas.
Para a bovinocultura, a necessidade principal diz respeito a estudos com variedades de forrageiras para pastagens em regiões do Norte de Minas. Já na área de fruticultura, foi apontado o interesse dos produtores locais em diversificar a produção com frutíferas de climas temperado adaptadas às condições do semiárido, como maçã, pera, caqui, pêssego e nectarina. Também, houve o pedido de instalação de um banco de plantas alimentícias não convencionas (PANCs) na EPAMIG Norte, bem como estudos de recuperação e conservação de solos para pastagem e recursos hídricos da região. Ao IMA foi solicitada uma série de certificação de produtos da região do Norte de Minas.
Segundo Polyanna, todas essas demandas são importantes para que a região se fortaleça cada vez mais como importante polo de produção agropecuária do estado. Ainda de acordo com a pesquisadora, também houve pedidos por cursos de capacitação e palestras, demandas que serão atendidas com mais rapidez pela EPAMIG, uma vez que são exigidos menos recursos.
“Saímos da reunião com um conjunto de ideias para projetos mais amplos. Esperamos que a integração seja cada vez maior e mais fortalecida entre as empresas vinculadas à Seapa”, declarou Polyanna. Na EPAMIG, os próximos passos estarão focados na captação de recursos para a operacionalização dos trabalhos.