Programação incluiu Concurso de doce de leite artesanal, formatura da primeira turma do curso superior e discussões sobre inovação

(Juiz de Fora – 5/12/2025) O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Juiz de Fora, realizou nesta semana, a programação comemorativa aos seus 90 anos, completados no mês de maio.
“O Instituto Cândido Tostes é o primeiro e o maior centro de formação de profissionais em laticínios do Brasil. Ontem, quinta-feira, tivemos a honra de conferir grau à primeira turma do curso Superior de Tecnologia em Laticínios, em uma cerimônia emocionante. Acredito, verdadeiramente, que a educação é o que muda o país”, destacou a diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Ferreira Soares.
Nesta sexta-feira, 5 de dezembro, uma solenidade encerrou as atividades, com homenagens a colaboradores das áreas administrativa, pesquisa, ensino e fabril; e com as premiações do 1º Concurso de Doce de Leite Artesanal, promovido pelo Instituto e pela Seapa e do 2º concurso de Queijo Frescal de Juiz de Fora, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal.
As secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Desenvolvimento Social (Sede) lançaram o “Guia abrindo fronteiras: oportunidades de exportação para o queijo mineiro”.
A apresentação foi feita pelos superintendentes de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação da Sede, Gustavo Costa de Souza, e de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira, que afirmou:
“O Guia vem para simplificar e facilitar a importação dos queijos mineiros e o lançamento nesta ocasião é um reconhecimento aos 90 anos de bons serviços prestados pelo ILCT”.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), prestou homenagem ao Instituto pela parceria no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a segurança alimentar de recém-nascidos.
Concurso de Doce de Leite Artesanal
O primeiro Concurso de Doce de Leite Artesanal teve como objetivo promover e agregar valor ao produto. Os 19 doces inscritos concorreram nas categorias Tradicional e Adição. A avaliação considerou aspectos como Sabor, Textura, Cor, Aparência geral e Identidade regional: alinhamento com a tradição mineira do doce de leite artesanal.
Dos concorrentes, 16 são de produtos de Minas Gerais, incluindo os três premiados em cada uma das categorias (confira aqui). A avaliação dos doces aconteceu no dia 4 de dezembro e reuniu especialistas de diferentes órgãos e profissionais da área de laticínios de Minas Gerais.
Destaques da programação
A série de eventos teve início na terça-feira, 2 de dezembro, com a atividade “Projetos Inspiradores“, em comemoração aos 40 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o tema “Queijos Artesanais”. Na oportunidade, foram anunciados novos editais para a difusão do conhecimento gerado pela EPAMIG, que serão publicados ainda em 2025.
Na quarta-feira, 3 de dezembro, o conselheiro consultivo do Grupo Jacto, Tsen Kang, conduziu o Ambiente de Inovação, que reuniu pesquisadores e lideranças na discussão sobre os desafios do setor lácteo.
Na quinta-feira, 4 de dezembro, foi realizada a formatura da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios da EPAMIG-ILCT, na qual 13 jovens colaram grau.




