A partir de agosto de 2017 a EPAMIG irá disponibilizar para comercialização cerca de 50 mil mudas de videiras para produção de uva de mesa, suco e vinho. Os vitivinicultores terão acesso à mudas, principalmente, das variedades de uva Niágara rosada, Niágara branca, Bordô (Folha de Figo) e Syrah.
As mudas de videira são produzidas por enxertia de mesa, técnica europeia usada pelos maiores países produtores de vinho. Nesse tipo de propagação os ramos de porta-enxertos e de cultivares produtoras são enxertados por uma máquina e depois de formado o calo de cicatrização dos enxertos são levados para enraizamento no campo.
Essa técnica foi adaptada pelo Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, em Caldas, que a 80 anos atua na vitivinicultura nacional. De acordo com o pesquisador da EPAMIG Murillo de Albuquerque há algumas vantagens na utilização de mudas enxertadas na implantação ou revitalização do vinhedo: uniformidade do plantio, redução de falhas, redução de mão de obra com enxertia no campo e garantia de plantar material sadio, sem viroses, com melhor potencial produtivo e qualitativo, além de maior longevidade. “As condições climáticas da região, em especial o inverno seco e frio, permite boa qualidade sanitária e bom desenvolvimento pós plantio”, explica.
Ainda segundo o técnico em agropecuária do Campo Experimental de Caldas, Daniel Rodrigues, existe um cuidado com o modo de corte das plantas, que é feito por uma máquina, com o tamanho das estacas, a hidratação. “Utilizamos ainda uma parafina importada, que facilita que o enxerto brote”, conta.
Para o vitivinicultor José Procópio Stella, as mudas por enxertia garantiram precocidade e produtividade na ampliação do seu parreiral, em Andradas. “Temos uma coleção com 95 variedades de uvas, mas hoje produzo mais Syrah, Suavignon Blanc e Bordo”, conta Stella que está construindo uma vinícola comercial em sua propriedade.
As mudas são fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Os produtores interessados devem fazer suas reservas no Campo Experimental de Caldas pelo telefone (35) 3735-1101 ou email cecd@epamig.br