Pesquisa Tecnologia Sociedade

EMPRESA DE PESQUISA
AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Licitações
Notícias
Sem categoria
Webinar

EPAMIG OESTE

 


Endereço: 

Rua Afonso Rato, nº 1301 - Bairro Mercês

Uberaba - MG

CEP: 38001-970

Caixa Postal: 115


Chefe Geral do Centro

Fernando Oliveira Franco

 
E-mail:

epamigoeste@epamig.br

Horário de Funcionamento:

07h 30 às 11h30 e 12h30 às 16h30


Telefone:

(34) 3317-7600


Acesso: 

BR 262 - Belo Horizonte - Uberaba - CEGT:

Distância 480 km

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Agroenergia: Macaúba.

 

Biotecnologia: Propagação "In vitro" de frutíferas e ornamentais (Orquídeas e outras)

 

Bovinocultura: Sistema de produção do rebanho Gir leiteiro – Seleção e melhoramento Genético desde 1948; Sistema de produção de Gado F1 – Gir x Holandês; PGP Gado de Corte, reprodução animal, pastagem e nutrição animal.

 

Cafeicultura: Melhoramento genético do cafeeiro; tratos culturais, consórcio, poda, adubação, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.

 

Fruticultura: Abacaxi, Goiaba e Uva.

 

Grandes culturas: Soja especial para alimentação Humana, Milho e Trigo.

 

SERVIÇOS

Matrizes e Reprodutores: Venda de animais da raça Gir Leiteiro de alto valor genético.

 

Análises Laboratoriais: Analise de solos (fertilidade, matéria orgânica e granulometria); Análises de sementes (pureza, sementes nocivas, teste de germinação, teste de vigor, tetrazólio e peroxidase) das espécies: algodão, arroz, feijão, gramíneas forrageiras, milheto, milho, soja e  trigo.

 

Sementes: Produção e comercialização de semente de Café e Feijão

 

Provas Zootécnicas: Realização de PGP - Prova de ganho de peso gado de corte para criadores de Gado Zebu.

HISTÓRICO

A regional EPAMIG Oeste possui três Campos Experimentais, localizados em Uberaba, Patos de Minas e Patrocínio. Sua sede está localizada na cidade de Uberaba. Abrange as regiões do Triângulo Sul com 27 municípios que se destacam pela produção de cana-de-açúcar, soja, trigo e leite; Triangulo Norte com 30 municípios que se destacam pela produção de leite, soja, trigo e café arábica e Noroeste com 30 municípios que se destacam pela produção de milho, soja, trigo e leite.

 

A partir da década de 70, a EPAMIG juntamente com outras instituições de pesquisa desenvolveram tecnologias que permitiram o cultivo nos solos do Cerrado, considerados até então impróprios para a agricultura. Esse avanço tecnológico possibilitou a expansão das áreas de produção para alimentos, fibras e energia do país. Também foi introduzido o capim braquiária, gramínea que demonstrou alta adaptabilidade às condições edafo-climáticas brasileiras revolucionando a pecuária nacional.

 

As pesquisas desenvolvidas pela EPAMIG Oeste têm contribuído de forma significativa nas cadeias produtivas da soja, milho, trigo, café, fruticultura,  bovino de leite bem como para o fomento da biotecnologia de sementes, matrizes, reprodutores, sêmen e embriões. As tecnologias geradas promovem a expansão e os ganhos de produtividade do setor agropecuário da região do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas. Um enfoque muito importante da ação da Epamig diz respeito à sustentabilidade da agropecuária, desenvolvendo tecnologias com responsabilidade social e ambiental.

 

A regional possui cinco laboratórios (solos, sementes, nematologia, biotecnologia vegetal e cultura de tecidos) que atendem aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela empresa e também prestam serviços aos agricultores e pecuaristas da região.

 

Atualmente as principais atividades de pesquisa e prestação de serviços à sociedade na região do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas são nas áreas de bovinocultura, grandes culturas, fruticultura e cafeicultura através dos 03 Campos Experimentais.

Fotografias

[flagallery album=1 w=1000 h=200 skin=minima]