Pesquisa Tecnologia Sociedade

EMPRESA DE PESQUISA
AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

EPAMIG OESTE

 


Endereço: 

Rua Afonso Rato, nº 1301 - Bairro Mercês

Uberaba - MG

CEP: 38001-970

Caixa Postal: 115


Chefe Geral do Centro

Fernando Oliveira Franco

 
E-mail:

epamigoeste@epamig.br

Horário de Funcionamento:

07h 30 às 11h30 e 12h30 às 16h30


Telefone:

(34) 3317-7600


Acesso: 

BR 262 - Belo Horizonte - Uberaba - CEGT:

Distância 480 km

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Agroenergia: Macaúba.

 

Biotecnologia: Propagação "In vitro" de frutíferas e ornamentais (Orquídeas e outras)

 

Bovinocultura: Sistema de produção do rebanho Gir leiteiro – Seleção e melhoramento Genético desde 1948; Sistema de produção de Gado F1 – Gir x Holandês; PGP Gado de Corte, reprodução animal, pastagem e nutrição animal.

 

Cafeicultura: Melhoramento genético do cafeeiro; tratos culturais, consórcio, poda, adubação, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.

 

Fruticultura: Abacaxi, Goiaba e Uva.

 

Grandes culturas: Soja especial para alimentação Humana, Milho e Trigo.

 

SERVIÇOS

Matrizes e Reprodutores: Venda de animais da raça Gir Leiteiro de alto valor genético.

 

Análises Laboratoriais: Analise de solos (fertilidade, matéria orgânica e granulometria); Análises de sementes (pureza, sementes nocivas, teste de germinação, teste de vigor, tetrazólio e peroxidase) das espécies: algodão, arroz, feijão, gramíneas forrageiras, milheto, milho, soja e  trigo.

 

Sementes: Produção e comercialização de semente de Café e Feijão

 

Provas Zootécnicas: Realização de PGP - Prova de ganho de peso gado de corte para criadores de Gado Zebu.

HISTÓRICO

A regional EPAMIG Oeste possui três Campos Experimentais, localizados em Uberaba, Patos de Minas e Patrocínio. Sua sede está localizada na cidade de Uberaba. Abrange as regiões do Triângulo Sul com 27 municípios que se destacam pela produção de cana-de-açúcar, soja, trigo e leite; Triangulo Norte com 30 municípios que se destacam pela produção de leite, soja, trigo e café arábica e Noroeste com 30 municípios que se destacam pela produção de milho, soja, trigo e leite.

 

A partir da década de 70, a EPAMIG juntamente com outras instituições de pesquisa desenvolveram tecnologias que permitiram o cultivo nos solos do Cerrado, considerados até então impróprios para a agricultura. Esse avanço tecnológico possibilitou a expansão das áreas de produção para alimentos, fibras e energia do país. Também foi introduzido o capim braquiária, gramínea que demonstrou alta adaptabilidade às condições edafo-climáticas brasileiras revolucionando a pecuária nacional.

 

As pesquisas desenvolvidas pela EPAMIG Oeste têm contribuído de forma significativa nas cadeias produtivas da soja, milho, trigo, café, fruticultura,  bovino de leite bem como para o fomento da biotecnologia de sementes, matrizes, reprodutores, sêmen e embriões. As tecnologias geradas promovem a expansão e os ganhos de produtividade do setor agropecuário da região do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas. Um enfoque muito importante da ação da Epamig diz respeito à sustentabilidade da agropecuária, desenvolvendo tecnologias com responsabilidade social e ambiental.

 

A regional possui cinco laboratórios (solos, sementes, nematologia, biotecnologia vegetal e cultura de tecidos) que atendem aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela empresa e também prestam serviços aos agricultores e pecuaristas da região.

 

Atualmente as principais atividades de pesquisa e prestação de serviços à sociedade na região do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas são nas áreas de bovinocultura, grandes culturas, fruticultura e cafeicultura através dos 03 Campos Experimentais.

Fotografias

[flagallery album=1 w=1000 h=200 skin=minima]