Bate-papo virtual – Café, Queijo e Ciência acontece no dia 17 de agosto
(Belo Horizonte – 12/8/2021) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) participa da programação online e gratuita que comemora o Dia do Patrimônio Cultural 2021. Na próxima terça-feira, 17 de agosto, às 19h, os pesquisadores Marcelo Malta e Junio de Paula e a jornalista Fernanda Fabrino participam do bate-papo virtual Café, Queijo e Ciência, que será transmitido ao vivo pelo Canal MM Gerdau no Youtube.
A roda de conversa faz parte do Programa CoMciência e vai discutir a ciência na produção desses dois produtos tão associados à gastronomia e à cultura mineira. A ação integra uma série de atividades em comemoração à Semana do Patrimônio e ao mês da Cozinha Mineira promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura e de Turismo (Secult), pelo Iepha-MG e pelo Circuito Liberdade.
Café
Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil e responde por cerca de 20% do total mundial. Segunda bebida mais consumida no país, o café está presente nos lares e na rotina diária de grande parte dos brasileiros. Marcelo Malta que atua na área de qualidade e pós-colheita do café e é chefe do Departamento de Pesquisa da EPAMIG, participará do bate-papo contando mais sobre as tecnologias aplicadas ao processo produtivo e dando dicas para o preparo daquele cafezinho, essencial para o bom dia de muita gente.
As pesquisas sobre cafeicultura na EPAMIG abrangem todo o ciclo produtivo da planta, desde o preparo do solo e da indicação de cultivares selecionadas, até os cuidados pós-colheita. Incluem também o desenvolvimento de variedades mais produtivas e resistentes a pragas e doenças, além da indicação de boas práticas que garantam a qualidade e a agregação de valor ao produto final.
Leite e derivados
Os trabalhos com Leite e Derivados na EPAMIG têm como base principal o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), sediado em Juiz de Fora. Fundado em 1935, o Instituto é referência na América Latina, em ensino, pesquisa e difusão de tecnologias sobre lácteos. Os trabalhos com queijos industriais e artesanais, manteiga, doce de leite, requeijão e outros produtos, contam com a infraestrutura e os laboratórios da fábrica-escola, que atende as áreas de pesquisa, ensino e produção.
Durante a roda de conversa, Junio de Paula, que é coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados e professor da EPAMIG/ILCT vai falar sobre novas tecnologias para a produção de lácteos e também dar dicas para conservar, harmonizar e combinar queijos em diferentes momentos.
A EPAMIG disponibiliza queijos e cafés gourmet da marca própria por meio do Empório – Vitrine de Tecnologias, que também comercializa vinhos e azeites. Os interessados em adquirir os produtos podem entrar em contato com a Assessoria de Negócios Agropecuários (31) 99564-0855 (whatsapp).