(Belo Horizonte – 07.02.16) No próximo dia 11 (sexta-feira), será realizada a 11ª edição do Dia de Campo de Olivicultura, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Maria da Fé.
O tradicional evento reúne pesquisadores, técnicos, olivicultores, empresários e interessados na cultura da oliveira nos Contrafortes da Serra da Mantiqueira. Nesta edição, serão apresentados resultados de estudos de polinização, plantio, manejo e conservação do solo para cultura de oliveira e pós-colheita da azeitona.
O pesquisador da EPAMIG Adelson de Oliveira irá apresentar estudos sobre extração de óleo fino de abacate pelo sistema de centrifugação, o mesmo utilizado no processamento de azeite de oliva, no Campo Experimental de Maria da Fé. Ele irá mostrar como o óleo de abacate pode ser uma alternativa para os olivicultores em período de entressafra.
As inscrições para o 11º Dia de Campo de Olivicultura são gratuitas e devem ser feitas no local do evento, que terá início às 8h. Mais informações: (35) 3662-1227 – cemf@epamig.br
Polo do azeite
A região dos Contrafortes da Mantiqueira, que engloba municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é pioneira na extração de azeite extravirgem nacional e tem se consolidado um polo de produção de óleos frescos e artesanais de qualidade. Para a safra 2016, são esperadas cerca de 220 toneladas de azeitonas de diversas variedades, como Arbequina, Grappolo, Koroneiki, Maria da Fé e Ascolano. O volume de azeite processado em 2016 deve ser cerca de 20 mil litros de azeite. O produto gourmet atrai chefs, apreciadores e é comercializado em empórios, restaurantes e eventos gastronômicos regionais.