Você está aqui:
EPAMIG realiza 19º Encontro Tecnológico de Cafeicultura

EPAMIG realiza 19º Encontro Tecnológico de Cafeicultura

Evento é realizado em parceria com diversas instituições voltadas para o segmento

(São Sebastião do Paraíso, 20/05/2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza o 19º Encontro Tecnológico de Cafeicultura, no Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso (MG), na próxima quinta-feira (22), das 8 às 12 horas. 

O evento será dividido em duas etapas, a primeira contará com palestras realizadas por pesquisadores da Empresa, e a segunda será composta por três estações técnicas com as temáticas, Situação atual dos nematoides parasitas do cafeeiro; Cafeicultura Integrada: Benefícios do Arroz e plantas de Cobertura no Sistema; e Soluções BASF para cafeicultura (maior sanidade e produtividade). 

Para Paula Nogueira Curi, pesquisadora da EPAMIG, a expectativa é que o evento receba mais de 200 participantes durante as estações e palestras, entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas do setor cafeeiro. “Trata-se de um dos principais encontros do calendário da cafeicultura mineira, sendo o Encontro consolidado como referência em difusão tecnológica e troca de experiências”, pontua.

Ela reforça ainda que a EPAMIG desenvolve e adapta tecnologias que contribuem diretamente para o aumento da produtividade, redução de custos e a sustentabilidade na cafeicultura. E completa revelando que o Encontro terá novidades para a cadeia produtiva do café. 

“Entre as contribuições estão as apresentações de novas cultivares adaptadas ao clima da região, e com tolerância à seca, irrigação na cafeicultura e cafeicultura integrada com benefícios do arroz e plantas de cobertura”, revela. 

O evento tem o objetivo de ser uma oportunidade de levar conhecimento prático e aplicável ao campo, promovendo a aproximação entre a pesquisa e o produtor rural. A expectativa é de um ambiente dinâmico, com forte participação dos cafeicultores da região, fomentando o uso de tecnologias que garantam maior rentabilidade, qualidade e sustentabilidade à cafeicultura do Sul de Minas.

“Os visitantes poderão conhecer tecnologias recentes em cultivares, irrigação e cafeicultura integrada, além de participar de estações práticas em campo. Também serão abordadas cultivares com tolerância à seca. A programação foi pensada para entregar conhecimento técnico e soluções inovadoras com impacto direto na rotina do cafeicultor”, completa Paula Nogueira Curi.

plugins premium WordPress