Você está aqui:
EPAMIG realiza oficinas de plantas não convencionais e artesanato em Pitangui

EPAMIG realiza oficinas de plantas não convencionais e artesanato em Pitangui

Material produzido será exposto e comercializado na Feira do Empreendedor, evento que será realizado no dia 9 de novembro em Pitangui (MG)

(Belo Horizonte – 01/11/2019) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizou entre os dias 23 e 25 de outubro, no Instituto de Ensino Técnico em Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), em Pitangui (MG), oficinas sobre o uso de plantas não convencionais (PANC) na alimentação humana e de artesanato com fibra de bananeira e taboa. O objetivo das oficinas foi valorizar técnicas tradicionais de cestaria e trançados com fibras naturais, extraídas do pseudocaule da bananeira e da taboa, e despertar o interesse da população para hortaliças ainda pouco consumidas.

Matérias primas como fibra de bananeira e de taboa são facilmente obtidas em quintais domésticos. Por sua vez, as PANC, como ora-pro-nóbis, capuchinha e taioba, estão cada vez mais presentes em hortas e feiras do estado. A pesquisadora da EPAMIG Sudeste, Maria Regina Souza, destaca que o resgate da tradição e do saber popular pode se configurar como fonte de renda para pequenos produtores e contribui para aproximar os mais jovens do campo.

Leia mais: Minas amplia oferta de plantas alimentícias não convencionais

Maria Regina ministrou oficinas sobre a importância dos recursos locais e os usos de hortaliças não convencionais. A pesquisadora também ensinou como produzir mudas de ora-pro-nobis e peças de artesanatos para alunos do ITAC e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Pela terceira vez consecutiva, as artesãs Mercês e Maria do Carmo, da comunidade rural do Zig Zag, participaram das oficinas. Para elas, a oportunidade de aprender novas técnicas e conhecer novos materiais é sempre positiva.

O material produzido será exposto e comercializado na Feira do Empreendedor, evento que será realizado no dia 9 de novembro (sábado), em Pitangui (MG). Também, parte das mudas e sementes de PANC serão mantidas na EPAMIG-ITAC para a implantação de um banco de hortaliças não convencionais. A empresa já mantém bancos como esse nos Campos Experimentais Risoleta Neves (São João del-Rei), Santa Rita (Prudente de Morais) e Vale do Piranga (Oratórios).

O convite para realização das oficinas foi feito pela chefe de ensino do ITAC, Luci Lobato. As oficinas são parte do projeto Feira com Ciência: produção consumo e comercialização de alimentos e produtos da tradição popular. A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Veja fotos:

plugins premium WordPress