Você está aqui:
EPAMIG recebe homenagem da Emater-MG por trabalhos de recuperação de pastagens

EPAMIG recebe homenagem da Emater-MG por trabalhos de recuperação de pastagens

Trabalhos fazem parte do projeto Pró-Pastagem Integra Zebu. Objetivo é corrigir a fertilidade do solo por meio de sistemas de produção e componentes florestais

(Uberaba – 14/12/2020) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), regional Oeste, foi homenageada no evento de comemoração dos 72 anos da Emater-MG. A EPAMIG, responsável por desenvolver tecnologias que vão ao encontro das necessidades de agricultores e pecuaristas mineiros, foi reconhecida como empresa parceira de destaque na condução do projeto Pró-Pastagem Integra Zebu.

O projeto, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), tem o objetivo de reformar pastagens degradadas em municípios do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. No total,14 unidades compõem o projeto. A EPAMIG, junto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), conduz pesquisas com recuperação de pastagens em quatro delas.

De acordo com o chefe da EPAMIG Oeste, Fernando Franco, os trabalhos são desenvolvidos por meio das técnicas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Segundo ele, implantar sistemas de produção em áreas de pastagens degradadas corrige a fertilidade do solo e o deixa preparado para receber sementes de novas forrageiras. Ainda segundo Fernando, com o acréscimo de árvores, as pastagens são ainda mais benéficas para os rebanhos, pois a sombra possibilita ganhos zootécnicos, como taxas de prenhez.

“Nas quatro unidades de referência conduzimos trabalhos de reformas de pastagem por meio de sistemas de semeadura direta e convencional de forrageiras em sucessão ou simultânea ao milho. Esse milho vai virar silagem, e as forrageiras que estamos utilizando são o capim mombaça e algumas braquiárias. Em seguida, vamos avaliar os atributos físicos e químicos do solo, bem como a produtividades e a qualidade das forrageiras que serão produzidas”, explica Fernando Franco.

A EPAMIG Oeste espera divulgar os primeiros resultados do projeto em breve. Além disso, a expectativa é de aumento no número de propriedades atendidas no próximo ano. A EPAMIG e a Emater-MG são empresas vinculadas à Seapa-MG.

plugins premium WordPress