Evento será realizado no mês de julho, em Três Pontas – MG
(Belo Horizonte – 7/4/2020) – Desde o anúncio da mudança na data de realização da Expocafé 2020, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), organizadora do evento trabalha para atender às novas necessidades de expositores, produtores, parceiros e visitantes. “Estamos vivenciando uma situação atípica e sem precedentes. Nosso trabalho está mantido, ajustado com os anseios do mercado e com as orientações dos órgãos competentes”, garante o coordenador Negócios da Expocafé, Antônio Nunes.
No último mês, o Conselho Gestor da Expocafé anunciou que a 23ª edição do evento, que aconteceria de 19 a 22 de maio, será realizada entre os dias 14 e 17 de julho. A medida foi tomada em função da pandemia da Covid-19. Até o momento cerca de 85% dos expositores já confirmaram participação na nova data.
“As previsões para a safra 2019/2020 e a melhora no preço da saca do café fizeram crescer a expectativa para a feira este ano. Quando começamos as negociações, acreditávamos que alcançaríamos resultados superiores aos de outras edições. Agora, estamos preparando a Expocafé da reestruturação, planejada para contribuir com fortalecimento do setor, após a pandemia”, projeta Antônio.
O atual cenário abre oportunidade para novas empresas trazerem suas tecnologias para a Expocafé. Este é o caso da RR Consultoria Rural, que participa do evento pela primeira vez. “O nosso tipo de negócio é uma novidade na Expocafé. Participamos da feira, como visitantes, em outras edições e não notamos a participação de grupos de consultoria técnica de lavoura”, revela o expositor Regis Ricco.
Expositores tradicionais aproveitam a Expocafé para o lançamento de novos produtos. O engenheiro agrônomo, Nelson Chipichopi, é gerente técnico da empresa Fertipar Sudeste que participa do evento desde a primeira edição. Na edição deste ano será feito o lançamento do SuperN Pro para cafeicultura, produto com tecnologia exclusiva que, de acordo com Nelson, será mais eficaz que o da ureia convencional, em quaisquer condições climáticas.
A MultPrime, empresa do segmento de Nutrição e Fisiologia de Plantas, desenvolve produtos para aplicação em solo e folha. “Na Expocafé vamos apresentar a nova tecnologia patenteada por nós, o Vitacote fertilizante Biointeligente, destinado à nutrição de plantas proporcionando equilíbrios químico, físico e biológico do solo”, explica o gerente geral, Uênio Lopes do Nascimento.
A Expocafé é uma realização da EPAMIG e do Governo de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Emater-MG e Consórcio de Pesquisa Café.
Os atendimentos aos expositores acontecem por telefone (32) 99800-1705 ou e-mail antonio.expocafe@epamig.br.
Expocafé 2020
14 de julho – Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
15 a 17 de julho – aberta à visitação
Local: Campo Experimental da EPAMIG – Rodovia Três Pontas / Santana da Vargem, km 06 – Três Pontas (MG)