(Belo Horizonte, 03.05.16) A bananicultura é uma atividade presente em todo o território nacional, com grande importância sócio econômica para vários polos produtivos, em sua maioria localizados em regiões com limitações climáticas e de desenvolvimento, onde tem forte apelo social pela geração de emprego e renda. Diante disso, a nova edição da Revista Informe Agropecuário tem como tema: Cultivo da bananeira, que visa o desenvolvimento da atividade e produção sustentável de bananas.
Os maiores produtores de banana do Brasil são os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará, responsáveis por mais de 60% da produção nacional. Em Minas Gerais, cerca de 50% da produção de bananas provém da região Norte. O uso mais intensivo de tecnologias tem contribuído para esse desempenho, tendo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e instituições parceiras, importante participação com o desenvolvido de pesquisas com essa fruteira na região desde a década de 70.
Esta edição do Informe Agropecuário disponibiliza conhecimentos sobre tecnologias adequadas de cultivo para cada condição de produção e ecofisiologia, bem como técnicas de pós-colheita, para conservação dos frutos e informações sobre mercado e comercialização da bananeira. A publicação teve a coordenação dos pesquisadores da EPAMIG Maria Geralda Vilela Rodrigues e Mário Sérgio Carvalho Dias e do professor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Sérgio Luiz Rodrigues Donato.
De acordo com a pesquisadora Maria Geralda Rodrigues, os temas tratados nesta edição foram discutidos durante o 8º Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, realizado no ano passado. “Questões como restrição hídrica, em função das mudanças climáticas e o aumento do custo de produção, por exemplo, são assuntos de interesse do produtor e que a pesquisa, realizada em parceria entre diversas instituições, tem como desafio na busca de alternativas e soluções para o desenvolvimento do setor”, explica.
Lançamento
A nova edição da revista Informe Agropecuário “Cultivo da bananeira” será lançada, no dia 19 de maio, a partir das 19h, no auditório da EPAMIG Norte, em Nova Porteirinha.
Durante o lançamento, pesquisadores irão palestrar sobre adubação, irrigação, ecofisiologia e manejo da bananeira ‘Prata Anã’ cultivada sob irrigação no semiárido. Temas esses abordados nesta edição do Informe Agropecuário, e de interesse para o produtor do Norte de Minas. Os palestrantes são especialistas e autores de capítulos desta edição: Polyanna Mara de Oliveira, José Tadeu Alves da Silva – ambos pesquisadores da EPAMIG, e Sérgio Luiz Rodrigues Donato (IF Baiano).
A entrada no evento de lançamento do Informe Agropecuário “Cultivo da bananeira” é gratuita. A regional EPAMIG Norte fica na Rodovia MGT 122 km 155. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38)3834.1760.
Informe Agropecuário Cultivo da bananeira
EPAMIG- Divisão de Gestão e Comercialização
Contato: (31) 3489-5002 / publicacao@epamig.br
Preço: R$15