Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
Inscrições para cursos de graduação da EPAMIG em 2024 começam dia 2 janeiro

Inscrições para cursos de graduação da EPAMIG em 2024 começam dia 2 janeiro

Serão oferecidas 40 vagas para o curso de Tecnologia em Laticínios e 40 vagas para o curso de Tecnologia em Agropecuária de Precisão

(Belo Horizonte – 21/12/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) publicou edital para a seleção de interessados em ingressarem nos cursos superiores de Tecnologia em Laticínios e de Tecnologia em Agropecuária de Precisão no 1º semestre de 2024. As inscrições começam no dia 2 de janeiro e terminam em 18 de fevereiro.

Serão oferecidas 40 vagas para o curso de Tecnologia em Laticínios e 40 vagas para o curso de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, respectivamente, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), em Juiz de Fora e no Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (EPAMIG ITAP). Os cursos são presenciais e gratuitos.

A seleção dos candidatos será pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2020, 2021, 2022 ou 2023. Caso o candidato tenha realizado o Exame em mais de uma edição nesse período, será considerada a maior nota. As vagas, para ambos os cursos, serão distribuídas em cinco modalidades, de acordo com a Lei 22.570 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que dispõe sobre as políticas de democratização do acesso e de promoção de condições de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior mantidas pelo Estado.

Também está disponível o edital de vagas remanescentes que irá atender aqueles candidatos que já concluíram o ensino médio, mas não fizeram o Enem no período especificado ou em outra oportunidade, além dos interessados na transferência de curso ou na obtenção do novo título, caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas.

Graduação Tecnológica

Aula prática do curso de Agropecuária de Precisão – Foto Alessandro Botelho – EPAMIG ITAP

O regime acadêmico é em tempo integral, com duração de seis semestres letivos e obrigatoriedade de estágio supervisionado. “Como qualquer curso de graduação, os cursos superiores tecnólogos devem ser compostos por cargas horárias bem balanceadas entre conteúdos básicos e aplicados. Nos cursos tecnólogos, estes conteúdos básicos são mais integrados aos conteúdos aplicados. É esta integração que permite aos egressos saírem mais ‘seguros’ e prontos para o mercado de trabalho ou para começar um novo negócio”, ressalta o chefe-geral da EPAMIG ITAP, Frederico Passos.

O curso superior de Tecnologia em Laticínios objetiva formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de leite e derivados, da matéria-prima ao produto. Conta com a credibilidade do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, fundado em 1935, que é referência na pesquisa, no ensino e na difusão de tecnologias sobre Leite e Derivados na América Latina.

Já o curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão é o primeiro do Brasil com este enfoque. “A grade e a proposta do curso foram pensadas para atender uma necessidade crescente do mercado, que está em busca de mão-de-obra qualificada que una o conhecimento teórico ao domínio e à aplicação da tecnologia no dia-dia da propriedade”, destaca o coordenador de Ensino da EPAMIG ITAP, Robson de Assis Souza.

Foto: Alessandro Botelho – EPAMIG ITAP

O currículo do curso abrange aspectos agronômicos, como nutrição de plantas, controle de pragas e doenças, e tratos culturais, além de conhecimentos zootécnicos, como nutrição animal, melhoramento genético e ambiência. “Para enriquecer ainda mais a formação, os alunos têm acesso a uma abrangente gama de equipamentos de última geração presentes no mercado. Isso inclui experiências práticas como monitoramento e pulverização por meio de drones, operação de tratores autônomos, análise de dados, utilização de sensores no campo e outras tecnologias inovadoras”, detalha o coordenador do curso da EPAMIG ITAP, Thiago Furtado.

“Esta combinação de teoria e prática permite que os estudantes desenvolvam adequadamente as habilidades necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos no setor agropecuário. Costumo dizer que essa não é uma profissão do futuro, mas sim atual. Temos registro de alunos que fizeram estágio de férias não-obrigatório em uma empresa aqui da região Centro Oeste de Minas e que chamaram atenção pelo conhecimento técnico e prático no desenvolvimento das atividades cotidianas”, complementa Robson Souza.

Saiba mais sobre os cursos de Graduação Tecnológica da EPAMIG.

Tecnologia em Laticínios EPAMIG ILCT – https://www.epamig.br/ilct/processoseletivo/

Tecnologia em Agropecuária de Precisão EPAMIG ITAP – https://www.epamig.br/itap/processoseletivo/

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem