Você está aqui:
Inscrições para o curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão da EPAMIG ITAP vão até janeiro

Inscrições para o curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão da EPAMIG ITAP vão até janeiro

Curso, pioneiro no Brasil, prepara a formatura dos primeiros profissionais

Foto: Alessandro Botelho

(Pitangui – 17/12/2025) O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG ITAP.) está com inscrições abertas para ingresso no curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão, no ano de 2026.

Os interessados têm até o dia 28 de janeiro para se inscreverem pelo site do Instituto. O curso, com duração de três anos, oferece 40 vagas gratuitas. As aulas são presenciais e em período integral em Pitangui (MG). 

“Os cursos superiores em Tecnologia oferecem uma formação mais objetiva, prática e alinhada às demandas atuais do mercado de trabalho. A proposta curricular é voltada para o desenvolvimento de competências técnicas específicas, com foco na resolução de problemas reais“, destaca o coordenador do curso, Thiago Furtado.

A seleção será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das edições realizadas entre 2022 e 2025. Um edital específico traz a possibilidade de disponibilização de vagas remanescentes, para candidatos que não fizeram a prova.

“A partir de 2026, a instituição passará a integrar o Programa Estadual de Assistência Estudantil – Peaes, o que representa um avanço significativo no apoio à fixação e permanência dos estudantes no curso, reforçando o compromisso institucional com a inclusão, a equidade e a formação de profissionais qualificados para o setor agropecuário”, enfatiza o coordenador.

Curso pioneiro

O curso de tecnologia em Agropecuária de Precisão é o primeiro do Brasil com este enfoque. “A graduação da EPAMIG ITAP surgiu da percepção de que as evoluções tecnológicas têm chegado ao campo, mas que falta pessoal qualificado para operá-las”, afirma o coordenador de Ensino do Instituto, Robson de Assis Souza.

Os egressos do curso são qualificados para atuarem no planejamento, implementação, administração e aprimoramento de processos produtivos em propriedades rurais, cooperativas, empresas agrícolas e pecuária.

Foto: Alessandro Botelho

“O tecnólogo em Agropecuária de Precisão pode contribuir em projetos de desenvolvimento social, ambiental e econômico, promover a sustentabilidade e o uso racional dos recursos naturais, atuar em equipes multidisciplinares e  se comunicar de forma eficiente com produtores, técnicos, gestores e demais profissionais do setor agropecuário”, enfatiza Robson Souza.

Em março de 2026 acontece a graduação dos primeiros alunos do curso. “Esse será um marco importante de consolidação da proposta formativa da EPAMIG ITAP. Desde o início, a experiência tem sido caracterizada por uma intensa interação entre alunos, instituição, comunidade e mercado, construída de forma progressiva e contínua ao longo dos períodos letivos”, afirma Thiago Furtado.

Estrutura

A EPAMIG ITAP está passando por melhorias estruturais que devem ser concluídas no primeiro semestre de 2026. A área de ensino conta com nove laboratórios, salas de aula modernas, biblioteca e espaços de apoio acadêmico, além da fazenda-escola para as aulas práticas. 

“Os alunos têm acesso a setores estruturados de avicultura, bovinocultura e suinocultura, tanto em sistemas tradicionais quanto em modelos modernos. A infraestrutura produtiva também contempla a produção vegetal (olericultura, fruticultura e cafeicultura), e a mecanização agrícola, com maquinário moderno e tecnologias embarcadas”, finaliza o professor.