(Belo Horizonte – 27/10/2020) A sociedade tem intensificado, ao longo dos anos, a demanda por produtos diferenciados, a fim de consumir alimentos com mais qualidade, que possuam referências culturais e rastreabilidade dos territórios onde são produzidos. A segurança do alimento, mais do que uma exigência, é um direito do mercado consumidor, que exige garantias sobre as características nutricionais, sanitárias e a higiene dos alimentos.
Dentro desta perspectiva e buscando levar conhecimento aos produtores, a Empresa de Pesquisa Agropecuário de Minas Gerais (EPAMIG) apresenta a nova edição do Informe Agropecuário sobre Certificação, rastreamento e agregação de valor, onde são destacados programas federais e estaduais de certificação e rastreamento, tendências de consumo, mecanismos de controle para qualidade da produção orgânica, dentre outros.
Entre as vantagens da certificação, tem-se um melhor controle na gestão dos processos, agregação de valor e conquista de novos mercados. Além da certificação, a rastreabilidade, a indicação geográfica de produtos e a produção integrada são mecanismos de confiabilidade, facilmente identificados pelos consumidores, por meio dosselos de qualidade e informações dos alimentos que comprovam a sua origem.
Esta edição do Informe Agropecuário reúne informações e iniciativas para o desenvolvimento agropecuário mineiro e nacional, tendo a certificação como o caminho para a superação de dificuldades, com base nos critérios de segurança dos alimentos, sustentabilidade e rastreabilidade em atendimento às tendências de mercado.
O Informe Agropecuário Certificação, rastreamento e agregação de valor teve a coordenação dos pesquisadores da Juliana Carvalho Simões e Marcelo Abreu Lanza – e do Superintendente de Inovação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Carlos Eduardo Oliveira Bovo.
Mais informações:
EPAMIG- Divisão de Negócios Tecnológicos
Telefax: (31) 3489-5002
e-mail: publicacao@epamig.br
Páginas: 100
Preço: R$15,00