Você está aqui:
Obras da EPAMIG

Obras da EPAMIG

Dados da obra

Reforma do telhado da Fábrica-escola do ILCT

A obra de reforma do telhado da Fábrica-Escola do Instituto de Laticínios Cândido Tostes – ILCT teve início no dia 24/06/2024 e foi finalizada no dia 09/07/2024.

A reforma do telhado foi necessária para a correção de pontos de infiltração de água. Para isso, as telhas metálicas, os rufos e as calhas que estavam danificados foram removidos e substituídos.

A nova cobertura foi executada em telha metálica trapezoidal com espessura de 0,5 mm fixadas por meio de parafuso tipo “telha-terça”, auto-brocantes, com arruela metálica e borracha de vedação.

Durante a execução do serviço de remoção das telhas metálicas, verificou-se a necessidade de reforço estrutural do telhado. Para isso, foram instaladas novas terças metálicas, reduzindo a distância do espaçamento de fixação das telhas.

A cumeeira foi executada seguindo a inclinação do telhado existente. A fixação dos elementos foi realizada utilizando-se um par de parafusos com rosca soberba 8×110 mm em cada aba.

As calhas foram executadas em formato retangular, com dimensões de 50×20 cm, abas de 5 cm, desenvolvimento de 100 cm e inclinação de 1%. O material utilizado foi a chapa de aço galvanizado número 24, devidamente dobrada e vedada, fixada à estrutura existente.

Os condutores verticais foram executados em tubo PVC 150 mm, fixados à lateral do edifício com braçadeiras tipo “U”, aparafusadas a cada 1 metro de tudo. Foram instalados dois condutores verticais, um em cada saída das calhas, conduzindo a água da cobertura até o piso do pavimento térreo.

Os rufos e contra rufos foram executados em chapa de aço galvanizado espessura de 0,65MM (GSG-24), COM DESENVOLVIMENTO DE 70CM, fazendo com que esse não permita a passagem da água da chuva entre a cobertura e a platibanda. Foi feito um corte na lateral da platibanda em toda a sua extensão para a fixação da aba lateral do rufo.

Também foi executada sobre a cobertura uma passarela em estrutura, compostos por tubos retangulares100x50mm, e=2mm, apoiados sobre a laje e fixados na estrutura da cobertura. O piso da passarela foi feito com chapa metálica com capacidade de carga de 150 kg/m² soldadas ou sobre a estrutura de metal de sustentação da passarela. Toda a estrutura da passarela recebeu pintura alquídica de acabamento esmalte sintético pulverizado.

19.07.2024

Galeria de imagens
plugins premium WordPress