(Belo Horizonte – 20.5.2016) A EPAMIG participou da programação da 9ª Semana de Integração Tecnológica, encerrada nesta sexta-feira (20), em Sete Lagoas, com palestras, minicursos e atividades em campo.
No dia 19 de maio, o Campo Experimental Santa Rita, em Prudente de Morais, sediou o Giro Tecnológico do Encontro Regional sobre Pecuária Leiteira. Em seis estações de campo, o evento enfocou a qualidade do leite, abordando temas como o tratamento da água para a bovinocultura; a higienização da ordenhadeira mecânica; o manejo da ordenha; os impacto de resíduos de pesticidas e medicamentos; e o Programa Pró-genética.
O pesquisador da EPAMIG Marcos Brandão falou aos participantes sobre a importância da qualidade da água tanto para o rebanho beber, quanto para a higienização de equipamentos e instalações. O pesquisador informou que a vaca em lactação bebe mais água que os outros animais e que é interessante oferecer a água antes e depois da ordenha. “Precisamos investir na qualidade da água oferecida ao rebanho para assegurarmos a qualidade do leite”, disse Brandão, enfatizando que a água representa cerca de 85% da composição do leite.
O controle de carrapatos e os impactos de resíduos de pesticidas e medicamentos na qualidade do leite foram o tema da apresentação do pesquisador Daniel Sobreira Rodrigues (EPAMIG). Daniel alertou sobre a importância dos testes laboratoriais para a escolha do carrapaticida e do modo de aplicação. O pesquisador demonstrou aos participantes como devem ser feitos a coleta e o acondicionamento dos carrapatos enviados para a análise.
A pesquisadora da EPAMIG Cristiane Viana demonstrou práticas para a higienização do úbere e das tetas da vaca antes da ordenha e apresentou técnicas para a detecção da mastite. “Práticas simples, como a imersão dos tetos em solução desinfectante e a secagem após 30 segundos com toalhas de papel descartáveis, reduzem significativamente a presença de micro-organismos na pele dos tetos”, informa Cristiane.
No dia 17 de maio, os pesquisadores da EPAMIG Geraldo Macêdo e Waldir Botelho proferiram a palestra “Variedades de cana-de-açúcar e sua utilização na alimentação de bovinos”. Em 20 de maio, os pesquisadores Maria Celuta Viana, Francisco Morel, Waldir Botelho e Elizabete Barbosa ministraram o minicurso “Dimensionamento e manejo do pastejo rotacionado (práticas de divisão dos piquetes e manejo de adubação)”. A EPAMIG também participou da programação do Giro Tecnológico Inovações na Agricultura Urbana realizado na Embrapa Milho e Sorgo, no dia 20. As pesquisadores Marinalva Woods Pedrosa e Andréia Fonseca apresentaram, respectivamente, os temas Hortaliças não convencionais e Plantas medicinais e condimentares.
A 9ª Semana de Integração Tecnológica abordou o tema é Sistemas Intensivos: O Caminho para a Agropecuária Regional. O evento foi realizado pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com a EPAMIG, a Emater-MG e a Universidade Federal de São João del-Rei – Campus de Sete Lagoas.