Você está aqui:
Trabalhos da EPAMIG em piscicultura são apresentados no Aquaciência 2025

Trabalhos da EPAMIG em piscicultura são apresentados no Aquaciência 2025

Evento em Campos do Jordão (SP) reuniu representantes do setor aquícola

(Felixlândia – 18/11/2025) Pesquisadores ligados ao Programa Estadual de Pesquisa em Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura representaram a EPAMIG no 11º Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática – Aquaciência 2025, realizado entre os dias 11 e 14 de novembro, em Campos do Jordão (SP).

O evento reuniu pesquisadores, estudantes, profissionais do setor aquícola e empresas ligadas à produção e à inovação tecnológica e contemplou temas centrais para o desenvolvimento da aquicultura nacional, como sustentabilidade ambiental, bem-estar animal, manejo nutricional, melhoramento genético, qualidade da água, biosseguridade e sistemas de produção intensiva.

“Durante o congresso, a equipe da EPAMIG participou de painéis, mesas-redondas e discussões técnicas que abordaram desafios e tendências para a aquicultura brasileira. Essa interação permitiu trocas de experiências, identificação de novas demandas de pesquisa, atualização sobre tecnologias emergentes e ampliação do networking com parceiros estratégicos”, avalia o pesquisador Franklin Costa.

Além disso, a EPAMIG esteve envolvida em apresentações orais nas quais foram compartilhados resultados de pesquisas aplicadas na produção aquícola sustentável, nutrição e manejo, qualidade da água, inovação em sistemas de cultivo e estratégias para aumentar a eficiência produtiva em diferentes fases da criação de peixes.

“As apresentações promoveram discussões qualificadas com especialistas de diversas regiões do Brasil, ampliando o diálogo científico e possibilitando novos desdobramentos para projetos em andamento”, afirma Franklin.

Também foram realizadas apresentações de pôsteres científicos que divulgaram resultados preliminares e conclusivos de estudos conduzidos em unidades experimentais da instituição.

“A participação reforçou o papel da EPAMIG como referência em pesquisa aplicada em aquicultura. O evento também contribuiu para o alinhamento das agendas de pesquisa com as demandas atuais do setor, fortalecendo a base técnica para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas ao avanço sustentável da aquicultura em Minas Gerais”, finaliza o pesquisador.