Evento online e gratuito é realizado pela EPAMIG e pela UFV
(Viçosa – 21/10/2021) – O 5º. Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), acontece na próxima semana, entre os dias 26 e 28 de outubro. As atividades serão online e gratuitas e os interessados podem se inscrever pelo site www.controlealternativo.com.br.
A programação contará com três painéis temáticos e sete cursos gratuitos com a participação de pesquisadores de instituições públicas e privadas com vasta experiência na área. “Uma agricultura mais natural, livre de resíduos de produtos químicos é uma demanda da sociedade de modo geral. A EPAMIG tem desenvolvido muitas tecnologias nesse sentido, que têm beneficiado pequenos e grandes produtores”, afirma o diretor de Operações Técnicas da Empresa, Trazilbo de Paula, que faz parte da Comissão organizadora do evento.
Nos três dias de evento, os painéis, ao vivo, terão início às 18h. Na terça-feira (26), a programação será aberta com uma mesa redonda com a participação dos organizadores e coordenadores do Wokshop. O tema destacado será o manejo de pragas e a palestra inicial “Política de manejo sustentável de pragas no país”, será ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela. No segundo dia, o foco será o manejo de doenças. Já o terceiro painel, no dia 28 de outubro, vai discutir o mercado e o uso de biopesticidas. Após as apresentações haverá um espaço para as interações entre palestrantes e público.
Os cursos serão realizados nos dias 26,27 e 28, entre 14h e 18h. A participação é facultada aos inscritos nas palestras do Workshop, que devem apontar as atividades pretendidas. Os temas abordados incluem o controle biológico por meio de diferentes agentes, o controle integrado, o manejo alternativo e o manejo integrado para o combate de pragas e doenças em plantas. A grade de cursos, os horários e os palestrantes podem ser consultados aqui.
A programação também contempla a apresentação, na forma de vídeos curtos, de trabalhos técnico-científicos selecionados para o evento nas áreas de manejo e controle alternativo de pragas e doenças de plantas.