EPAMIG - Integração Lavoura Pecuária EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Você está aqui :
Integração Lavoura Pecuária PDF Imprimir E-mail

EPAMIG e Embrapa transferem tecnologia para garantir eficiência no sistema de integração lavoura e pecuária

 

(Uberaba, 01.10.2015) Cinco propriedades rurais do Triângulo Mineiro serão acompanhadas por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG Oeste) e da Embrapa Milho e Sorgo para atingirem eficiência e se tornarem modelo do sistema de integração lavoura e pecuária, com plantio de milho, trigo, soja, sorgo e pastagem. Esta ação vem ao encontro das demandas regionais identificadas, principalmente, junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU) e Emater Uberaba e Uberlândia.

Após um diagnóstico em cada uma das propriedades, as instituições de pesquisa vão propor as melhorias nas propriedades rurais de acordo com as tecnologias disponíveis e o conhecimento científico. "Acreditados que, num futuro, produtores rurais poderão conhecer o modelo de um sistema de produção sustentável que dá certo para adequarem as suas propriedades", diz o chefe geral da EPAMIG Oeste, Carlos Juliano Brant Albuquerque.

 

reuniao Encontro de P&D e transferência de tecnologia na região do Triângulo Mineiro para alinhar as atividades de pesquisa de centros de pesquisas da Embrapa e da EPAMIG Oeste. Foto: Isabela Avelar - EPAMIG

 

Para o presidente do SRU, Romeu Borges, num momento em que o setor da agropecuária enfrenta dificuldades, devido ao custo cada vez mais alto da produção, é necessário consolidar a transferência de tecnologias. "O produtor busca um sistema de produção cada vez mais eficiente. É fundamental fortalecer a parceria dos setores públicos e privados para incentivar e desenvolver a pesquisa com foco na verticalização da produção, com menos impacto ambiental e com mais renda no campo", salienta.

O chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, ressalta que a Embrapa vai trabalhar com as instituições na solução de problemas que elas consideram mais importantes. "A Embrapa quer ser parceira, provedora de soluções. Está disposta a trabalhar complementarmente com o que existe na região para a solução desses problemas", acrescenta.

Também participam como parceiros deste projeto: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Universidade de Uberaba (Uniube), Centro Internacional de Educação, Capacitação, e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex/Unesco), Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim), Parque Tecnológico de Uberaba e Prefeitura Municipal de Uberaba.

Para dinamizar a transferência de tecnologia para o campo, paralelo a esta ação, a EPAMIG Oeste atua em outro projeto, em parceria com a Emater e a ABCZ, que visa traçar o perfil tecnológico de 475 propriedades rurais da região. "A partir da análise de solos, vamos traçar o perfil tecnológico dessas propriedades que poderão ser vitrines para unidades de validação de tecnologias consolidadas", explica Carlos Juliano. Ele está animado com o novo momento da EPAMIG. "A empresa dispõe de tecnologias em melhoramento genético que podem fortalecer o desenvolvimento das produções agrícola e pecuária regional. Por isso, torna-se essencial a parceria com instituições e participação em projetos que alcancem e beneficiem o homem do campo", ressalta.

 

Assessoria Comunicação da EPAMIG
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
(31) 3489-5022 / 3489-5023 

 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000