(Belo Horizonte, 20/11/2019) Realizado pelo Grupo de Estudos em Cafeicultura da Universidade Federal de Viçosa (Coffe Tec UFV) e com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), O 1º Dia do Cafeicultor das Matas de Minas acontece em 23 de novembro, no auditório da biblioteca central da UFV. Com uma programação que vai das 8h até ás 15h30, o Dia do Cafeicultor reúne palestras e minicursos com objetivo de difundir o conhecimento acadêmico para os produtores rurais. Serão abordados assuntos como sustentabilidade na cafeicultura, gestão da propriedade rural, manejo integrado da broca do café, adubação e importância da classificação de cafés.
As vagas são gratuitas para os produtores rurais que devem realizar suas inscrições no dia do evento, das 7h15 ás 8h.
Marcelo Ribeiro, pesquisador da EPAMIG, irá conduzir a estação Implantação da Lavoura Cafeeira, que aborda o processo de produção de uma muda de café, a escolha da área de plantação, as variedades e características, resistência a pragas e doenças como a ferrugem. “Cerca de 90% dos problemas na agricultura, principalmente na cafeicultura, estão relacionados a implantação da lavoura no campo com ações incorretas, como o exemplo de mudas mal feitas. Alguns detalhes inicias garantem um plantio saudável” ressaltou Marcelo.
O evento também tem o apoio do Conselho da Região das Matas de Minas, Departamento de Solos UFV, Pro-Reitoria de Extensão e Cultura, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia e Emater-MG.