EPAMIG irá apresentar tecnologias para pecuária leiteira, piscicultura e meio ambiente no evento que vai até o próximo domingo
(Belo Horizonte – 02.06.2016) – O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz, o presidente da EPAMIG, Rui Verneque e autoridades do setor, participaram nesta quinta-feira (02/06) da 56ª Exposição Estadual Agropecuária, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Um dos mais tradicionais eventos da pecuária mineira, o evento vai até o dia 5 de junho e terá, além dos julgamentos e leilões de animais, diversas atrações nos setores de piscicultura, floricultura, aquacultura de corte e eventos técnicos com cursos e palestras.
“É uma alegria muito grande para nós ver a pujança do agronegócio em Minas Gerais. Eu falo com muito orgulho desse setor, que representa 40% do Produto Interno Bruto do Estado. Estou falando de um Estado cujo rebanho bovino é o segundo maior do Brasil, com 23,9 milhões de cabeças, perdendo apenas para o Mato Grosso”, falou o vice-governador.
Para celebrar o marco histórico das duas décadas sem registro de aftosa em Minas Gerais, completados no último mês de maio, foram homenageados o Gerente de Defesa Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária, médico veterinário Gilberto Rodrigues Coelho; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e o produtor rural Salatiel Maurício Vaz de Oliveira
O secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho, agradeceu aos parceiros e empresas vinculadas ao Sistema de Agricultura de Minas Gerais pela realização da Exposição Estadual Agropecuária e destacou maior protagonismo do Parque da Gameleira. “Estamos procurando dar um dinamismo maior ao Parque, trazendo de volta algumas exposições, como a Herdeiros da Raça, depois teremos a Mega Leite, a Nacional do Cavalo Campolina e do Cavalo Pampa. Já assinamos um convênio para abrigar, em salas que estão ociosas, a Federação de Hipismo de Minas Gerais e o Centro de Melhoramento Genético do Guzerá, para nos dar apoio aos programas de melhoramento genético. Por fim, a esperada reforma e revitalização do Parque da Gameleira. Faremos um grande edital de reforma para entregar ao povo de Minas Gerais esse lugar que é o encontro do urbano com o rural”, detalhou.
Exposição Estadual Agropecuária
A 56ª Exposição vai abrigar eventos de outras áreas do agronegócio mineiro, entre eles a Exposição Estadual de Flores e Folhagens, que vai apresentar um pouco da floricultura mineira, setor que vem demonstrando significativa importância para a economia do estado. Outras atrações serão a 1ª. Exposição Estadual de Peixes Ornamentais e o Concurso Nacional de Peixes Ornamentais, aliado à mostra dos segmentos da aquacultura. Outra opção é a realização da 1ª Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas que irá colocar à venda touros e matrizes das raças zebuínas, girolando e senepol, garantidos pelas associações de criadores e com teste negativo de brucelose e tuberculose.
Cursos e palestras
A Exposição terá também uma agenda com 44 eventos técnicos entre palestras e cursos. Somente 11 deles ainda têm inscrições abertas (que podem ser feitas presencialmente, no local). Nesta sexta, 3, o pesquisador da EPAMIG Marcos Brandão vai apresentar sistema de produção de leite com vacas F1, resultantes do cruzamento de Holandês x Zebu – HZ. Já no sábado, 4, a pesquisadora da EPAMIG Elizabeth Lomelino irá apresentar na palestra “Produção de Tilápia em Fluxo Contínuo de Água” sistema com recirculação que permite o reaproveitamento da água, o que implica em redução de custos e sustentação da atividade em momentos de escassez hídrica. A participação nos cursos é gratuita e as vagas limitadas.
Serviço:
56a Exposição Estadual Agropecuária
Data: 31 de maio a 05 de junho – Entrada gratuita
Parque da Gameleira – Av. Amazonas, 6020
Horário: 9h às 21h
Com Agência Minas