(Belo Horizonte – 17.06.2016) – A miniusina Via Láctea, coordenada pela EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vai participar pela primeira vez da Megaleite 2016, que acontece na próxima semana, de 21 a 26, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Além do público interessado na pecuária leiteira, está programada a visita de cerca de três mil crianças de escolas municipais ao estande, que poderão ver de perto o funcionamento de uma indústria de lácteos e participar de palestras sobre a importância do leite para a nutrição.
Para demonstrar como é o processo de beneficiamento do leite, os equipamentos da miniusina Via Láctea são instalados em um estande de vidro. “Os visitantes podem acompanhar o passo a passo de todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto”, explica a coordenadora do projeto, Luiza Albuquerque. Na Megaleite, a miniusina ficará ao lado da minifazenda e vai funcionar de 8h às 17h.
Durante o evento a previsão é processar, diariamente, cerca de 500 litros de leite por dia para a fabricação de iogurte e bebidas lácteas de pêssego e de ameixa, além de queijo Minas frescal tradicional e condimentado com ervas, com milho e salaminho. Todos os produtos poderão ser degustados pelos visitantes.
Considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e vai reunir as principais raças leiteiras do país e toda a cadeia produtiva do leite, demonstrando a potencialidade do setor. Programação completa: www.girolando.com.br/megaleite/