Você está aqui:
Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé recebe visita de estudantes e da professora finalista do Prêmio Educador Encantado

Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé recebe visita de estudantes e da professora finalista do Prêmio Educador Encantado

Alunos do 5º. ano de uma escola municipal elaboraram poemas e ilustrações sobre o tema olivicultura

Foto: José Maurício Campos Ribeiro – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Maria da Fé

(Maria da Fé – 28/11/2023) Estudantes do 5º. ano da Escola Municipal Arlindo Zaroni visitaram na segunda-feira, 27 de novembro, o Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Maria da Fé. O grupo, que participa do projeto literário “Estante Mágica”, estava acompanhado pela professora Valéria Vilas Boas Moraes, finalista do prêmio “Educador Encantado” na categoria “Aplicação Mágica”.

No projeto, que incentiva a produção literária de estudantes dos ensinos infantil e fundamental, os alunos da professora Valéria realizaram uma releitura do livro “As oliveiras encantadas de Maria da Fé”, de Maria do Carmo Silva Soares, por meio de poemas e ilustrações sobre as experiências e emoções que vivenciaram após uma visita aos olivais da Fazenda Santa Helena, em Maria da Fé, produtora do azeite Monasto.

“Fizemos visitas aos olivais da nossa cidade, que este ano foi reconhecida como capital nacional do azeite, e as crianças puderam ver e conhecer mais sobre o cultivo e o manejo das oliveiras. Realizamos a leitura do livro e, através da poesia, os alunos puderam transferir tudo o que vivenciaram. O desafio foi grande, e o retorno foi fantástico!”, garante a professora, que acrescenta: “Após elaboração das poesias, os alunos começaram realizar suas ilustrações e puderam registrar, com detalhes, tudo que vivenciaram”.

Com o livro concluído, os pequenos autores aguardam para receberem a versão impressa, que será disponibilizada em uma sessão de autógrafos durante a formatura da turma. Enquanto isso, têm aprofundado o conhecimento em olivicultura e visitado olivais e propriedades produtoras do município. Na EPAMIG, foram recepcionados pelo engenheiro agrônomo Pedro Moura, integrante do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Empresa, e puderam conhecer os pomares experimentais de oliveiras e a agroindústria de produção do azeite. “Apresentamos a história e o trabalho da EPAMIG. A professora Valéria falou sobre a motivação ao propor o tema olivicultura, como um ponto de valorização da cultura do município ”, conta Pedro.

Foto: José Maurício Campos Ribeiro – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Maria da Fé

Estante Mágica

Trata-se de uma empresa de impacto social que incentiva a produção literária e a leitura entre crianças dos ensinos Infantil e fundamental. A iniciativa, que já recebeu e publicou trabalhos de mais de 2 milhões e 500 mil crianças no Brasil e em outros sete países, foi considerada o “Melhor Projeto Educacional da América Latina”.

Os projetos são inscritos pelos professores, que podem ser indicados a uma das três categorias do prêmio “Educador Mágico”. Todos os trabalhos resultam em e-books e jogos para celular. Alguns exemplares, são impressos para uma sessão de autógrafos e disponibilizados para a aquisição pelos pais e familiares.

Conheça mais sobre o projeto: https://blog.estantemagica.com.br/.

Os finalistas do prêmio Educador Mágico 2023 podem ser consultados em https://blog.estantemagica.com.br/premio-educador-magico-2023-finalistas/, Clique para  saber mais sobre a história da professora Valéria Vilas e vote.

 

plugins premium WordPress