Você está aqui:
Concurso Internacional de Queijo Artesanal terá avaliação coordenada pela EPAMIG ILCT

Concurso Internacional de Queijo Artesanal terá avaliação coordenada pela EPAMIG ILCT

Evento integra programação da Expoqueijo 2023, que começa amanhã (24) em Araxá (MG)

(Belo Horizonte – 23/8/2023) A equipe do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é responsável pela curadoria do Araxá International Cheese Awards. O Concurso, que acontece durante a Expoqueijo Brasil 2023, vai avaliar mais de 1300 queijos enviados por produtores de nove países.

O Araxá International Cheese Awards contemplará queijos de leite cru e pasteurizado de vaca, cabra, ovelha, búfala e de origem mista, organizados em diferentes categorias. As regras e o regulamento são baseados nas metodologias utilizadas em concursos organizados pela EPAMIG ILCT, bem como a seleção dos juízes participantes. “A escolha é baseada em critérios técnicos e envolve a participação de profissionais de ensino, pesquisa e assistência técnica com experiência na questão do queijo artesanal”, explica o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados da EPAMIG, Junio de Paula.

O julgamento dos queijos acontece na sexta-feira (25) e o anúncio dos premiados será no sábado (26). Serão avaliados aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. As premiações consistem em primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro).

A EPAMIG ILCT organiza, há 46 edições, o Congresso Nacional de Produtos Lácteos, que integra a programação do Minas Láctea, promovido pela Empresa em Juiz de Fora. “Esta experiência nos levou a chancelar concursos no Brasil todo. E desta vez fomos convidados a fazer a curadoria do Concurso da Expoqueijo, que é internacional, mas também mineiro como nós”, afirma Junio de Paula.

 

Rede Mineira de Queijos Artesanais

A Rede Mineira de Queijos Artesanais, formada por diferentes instituições de pesquisa e de ensino do Estado, será formalizada durante a programação da Expoqueijo 2023. A Rede, constituída para atender produtores, associações, extensionistas e fiscais sanitários em demandas de agregação de valor e de garantia da segurança do queijo, vem sendo formatada desde 2021.

A proposta é racionalizar recursos e estrutura laboratorial para desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia produtiva de queijos artesanais nas diferentes regiões do Estado. “Esse é um processo que se dará de forma regional, uma vez que enxergamos que em nível de produção, de organização dos produtores e de respostas de pesquisa, as regiões produtoras estão em diferentes estágios”, explica o pesquisador da EPAMIG, Daniel Arantes, que coordena o processo de estruturação da Rede.

 Expoqueijo

A terceira edição ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards acontece de 24 a 27 de agosto, no Grande Hotel Termas de Araxá. O  Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e das suas vinculadas, EPAMIG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e  Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), participa da organização do evento.

 

 

plugins premium WordPress