VocĂȘ estĂĄ aqui:
EPAMIG aborda cultivo de hortaliças PANC no estado de Sergipe

EPAMIG aborda cultivo de hortaliças PANC no estado de Sergipe

Programação, ligada a Semana Nacional de CiĂȘncia e Tecnologia, integra o projeto “Vitrine Viva de PANC”, financiado pelo CNPq

Pesquisadora Maria Regina (centro) ministra oficina sobre hortaliças PANC

(Belo Horizonte – 25/10/2023) A pesquisadora da Empresa de Pesquisa AgropecuĂĄria de Minas Gerais (EPAMIG), Maria Regina de Miranda Souza, esteve no estado de Sergipe para difundir tecnologias sobre o cultivo e uso de Plantas AlimentĂ­cias nĂŁo Convencionais (PANC). Entre os dias 21 e 24 de outubro, no municĂ­pio de Nossa Senhora da GlĂłria, a pesquisadora participou da Exposição AgropecuĂĄria da cidade e das atividades da  20ÂȘ. Semana Nacional de CiĂȘncia e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, CiĂȘncia e Tecnologia de Sergipe, campus Nossa Senhora da GlĂłria (IFS – GlĂłria).

“Nossa vinda foi proporcionada pelo projeto Vitrine Viva de PANC, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento CientĂ­fico e TecnolĂłgico (CNPq), que busca a formação de uma rede envolvendo instituiçÔes de Ensino, Pesquisa e ExtensĂŁo e centros cientĂ­ficos de todo o paĂ­s, voltados para segurança alimentar, biodiversidade e etnobotĂąnica. Áreas que se articulam no resgate das PANC”, informa Maria Regina.

Na terça-feira, 24 de outubro, pesquisadora ministrou palestra e conduziu uma oficina sobre o cultivo de hortaliças PANC. Como prĂĄtica, foram plantadas algumas  espĂ©cies PANC  para a formação de uma horta mandala no IF – GlĂłria. “A ação faz parte de um projeto coordenado pelos professores e pesquisadores do IFS JoĂŁo Batista Barbosa e Simone Talma Vilela, que atuam na ĂĄrea de tecnologia de alimentos. O objetivo Ă© a propagação, em especial, do ora-pro-nobis na regiĂŁo, e tem como estratĂ©gia o desenvolvimento de produtos alimentĂ­cios”, explica pesquisadora.

Maria Regina acrescenta que os pesquisadores do IFS demonstraram interesse em ampliar o cultivo de PANC no campus. “AlĂ©m do trabalho de processamento e criação de derivados de ora-pro-nobis, a proposta Ă© difundir o cultivo de outras espĂ©cies, envolvendo tambĂ©m comunidades quilombolas e indĂ­genas prĂłximas, alĂ©m de estudantes e agricultores”.

Resgate do cultivo e consumo

Maria Regina estå envolvida em uma série de açÔes ligadas ao resgate do cultivo e do consumo das Plantas Alimentícias não Convencionais, especialmente, ora-pro-nobis, espécie estudada pela pesquisadora no doutorado. O objetivo dos trabalhos é dar visibilidade ao potencial nutritivo das PANC, que também podem ser uma alternativa de renda para agricultores familiares.

“Queremos despertar em consumidores e agricultores o interesse pelas PANC, enfatizando fatores como a segurança alimentar, e demonstrando formas de cultivo, armazenamento, comercialização, preparo e consumo”, finaliza.