Você está aqui:
EPAMIG realiza 2º Dia de Campo sobre Cafeicultura Orgânica

EPAMIG realiza 2º Dia de Campo sobre Cafeicultura Orgânica

Evento acontece neste sábado (24/10), em Araponga-MG, das 12h às 17h

(Belo Horizonte, 20/10/2026) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) irá realizar neste sábado (24/10), no município de Araponga-MG, o 2º Dia de Campo da série “Cafeicultura Orgânica”. A recepção e credenciamento terão início às 12h, na propriedade do produtor Edmar Lopes. Às 13h, serão iniciadas as atividades, que seguem até as 17h.

 A programação, que tem como tema principal “Solo vivo como base para um cafezal saudável”, reúne palestras ministradas pelas pesquisadoras da EPAMIG Emmeline França e Waldênia Moura, além de atividades práticas em campo. O evento é voltado, principalmente, aos produtores associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam), além de ser aberto a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados.

“Vamos conversar sobre a importância da vida no solo para a saúde dos cafezais, ressaltando a variedade de organismos que ajudam a manter seu equilíbrio. Nas atividades práticas de campo, serão coletadas amostras de solo em dois sistemas de cultivo de café, agroflorestal, que combina o cultivo do café com outras espécies de plantas, e o sistema convencional. Nessas amostras serão separados, identificados e comparados os organismos encontrados ”, explica a pesquisadora da EPAMIG Waldênia de Melo Moura.

“Assim, os participantes poderão conhecer melhor a biodiversidade de organismos no solo, além de compreender como o manejo pode influenciar a saúde do solo. Também vamos apresentar resultados de pesquisas sobre esse patrimônio vivo que sustenta o cafezal”, acrescenta a pesquisadora.

Inscrições e realização

Os interessados em participar do curso poderão se inscrever de forma gratuita no mesmo dia e local do evento. 

O Dia de Campo integra o projeto “Desenvolvimento de Tecnologias para a Cafeicultura Orgânica na Região das Matas de Minas Gerais”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O evento é uma realização da EPAMIG, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, Coopfam e a EFA. Conta com o apoio da Fapemig e do Consórcio Pesquisa Café. Informações podem ser obtidas pelo e-mail waldenia@epamig.br ou pelo telefone (31) 98631-8331.

Serviço

Evento: Dia de Campo Cafeicultura Orgânica – “Solo vivo como base para um cafezal saudável”

Data: 24 de outubro 2026

Horário: 13h às 17h

Local: propriedade do produtor Edmar Lopes – Pedra Redonda. S/n. Zona Rural – Araponga-MG

Confira a programação completa do evento:

plugins premium WordPress