(Montes Claros, 6.3.2018) Atualizações sobre cultura de forrageiras para o semiárido e apontamentos para a difusão e transferência de tecnologias em forragicultura foram algumas das temáticas do Encontro Técnico Forrageiras para o Semiárido, realizado nesta terça-feira, 6 de março, no Campo Experimental da EPAMIG em Montes Claros.
Cerca de 60 pessoas, entre técnicos e extensionistas da Emater-MG, instrutores e técnicos do Senar-MG, engenheiros agrônomos, representantes de sindicatos rurais, pesquisadores e professores receberam, em estações práticas, informações atualizadas sobre o cultivo da palma e de outras forrageiras recomendadas para o Semiárido Mineiro. Instruções sobre espaçamento de plantio, trato e cuidados para a contenção de pragas, entre outras, foram compartilhadas pelos pesquisadores da EPAMIG, da Embrapa e técnicos do Projeto Forrageiras para o Semiárido.
De acordo com a pesquisadora chefe da EPAMIG Norte, Polyana Oliveira, o encontro é a primeira fase de uma ação de difusão de tecnologias para os produtores da região. “Hoje recebemos os técnicos, pesquisadores e extensionistas que vão propagar este conhecimento adiante. E, além disso, já temos em organização um Dia de Campo sobre as forrageiras para o semiárido, que será realizado nas próximas semanas”, disse.
O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Ricardo Quadros Laughton, destacou a importância das forrageiras para a região e o papel decisivo da pesquisa. “Foi a partir dos estudos em forrageiras, desenvolvidos pela EPAMIG e seus parceiros na região, que atestamos a força dessas espécies. E por meio de eventos como o de hoje vemos a grande relevância que elas têm para os produtores”, atestou ele.
No evento também foram feitas demonstrações dos experimentos com gramíneas e cactáceas realizados no Campo Experimental, conduzidos pela pesquisadora da EPAMIG, Leidy Rufino. Segundo ela, os experimentos têm boas perspectivas e serão complementares ao uso das forrageiras na região.
O Encontro Técnico é realizado em parceira com Embrapa, Sindicato Rural de Montes Claros e Projeto Forrageiras para o Semiárido.