Você está aqui:
Pesquisadores da EPAMIG ministram módulo em curso EAD voltado para agentes de assistência técnica

Pesquisadores da EPAMIG ministram módulo em curso EAD voltado para agentes de assistência técnica

Capacitação gratuita, promovida pela Seapa, está com inscrições abertas

(Belo Horizonte – 7 /2/2022) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai ministrar conteúdos no curso Certifica Minas – Escopo Orgânico (Produtos de Origem Vegetal), promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A capacitação gratuita, no formato Ensino à Distância (EAD), é voltada para profissionais de Ciências Agrárias e de áreas correlatas, com registro nos Conselhos de Classes competentes, que têm interesse em prestar assistência técnica no programa Certifica Minas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Semear EAD, até o preenchimento das 50 vagas. Os conteúdos, divididos em vídeo-aulas, leituras, atividades e avaliações, serão disponibilizados a partir deste mês de fevereiro. A duração é de 20 horas e haverá emissão de certificados ao fim do curso.

O módulo 4 “A pesquisa e a Transferência de Tecnologia” será ministrado pelos pesquisadores, Madelaine Venzon, Wânia Neves, Marinalva Woods, Maira Fonseca, Izabel Santos, Polyanna Oliveira, João Batista Reis e Waldênia Moura, que integram o Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da EPAMIG. Dentre os temas abordados estão manejo agroecológico de pragas e de doenças, adubação orgânica, horticultura orgânica e cafeicultura orgânica.

“Existem diversas tecnologias geradas pela pesquisa para uso em sistemas orgânicos de produção que precisam chegar aos técnicos e aos produtores. Com um módulo específico de pesquisa no EAD, temos a oportunidade de fazer isso e mostrar também como os resultados são obtidos, os processos e mecanismos envolvidos. Além disso, pesquisas em andamento também serão apresentadas”, destaca a pesquisadora Madelaine Venzon.      

Madelaine, que é coordenadora do Programa de Pesquisa em Agroecologia da EPAMIG, ressalta que a busca dos consumidores por alimentos livres de agrotóxicos tem se intensificado nos últimos tempos, o que torna a qualificação dos técnicos ainda mais importante. “Os futuros agentes precisam estar informados e atualizados sobre todos os processos envolvidos na produção orgânica. Esses produtos tiveram um aumento de demanda na pandemia, pois a alimentação em casa favoreceu a busca por opções mais saudáveis e isentos de agrotóxicos, o que estimulou os produtores. Percebemos inclusive isso pela demanda de atendimentos na EPAMIG”, conta.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ead@agricultura.mg.gov.br.

plugins premium WordPress