De hortaliças populares, passando por frutas, até às não convencionais, veja como cultivar uma horta em casa
(Viçosa, 25.09.2020) Desde o início da pandemia de coronavírus um dos termos mais acessados nas buscas do Google faz referência ao cultivo de hortas em pequenos espaços. Com grande parte da população passando mais tempo dentro de casa o interesse pelo cultivo de espécies de hortaliças que possam ser consumidas no dia a dia cresceu.
Salsinha, cebolinha, hortaliças não convencionais como peixinho, vinagreira, azedinha e physalis e até algumas frutíferas como pitanga e amora são alguns dos exemplos de plantas usadas na culinária do dia a dia e que podem ser cultivadas em pequenos jardins e até vasos. A escolha do recipiente e da semente e a manutenção de água e luz solar são alguns dos passos que devem ser considerados para quem quer ter uma horta em casa.
De acordo com a pesquisadora em agroecologia da EPAMIG, Wânia Neves, todas as espécies de hortaliças podem ser cultivadas em espaços domésticos. “Todas elas podem ser plantadas em pequenos espaços. Só vale observar que hortaliças que crescem como trepadeiras, como o chuchu, por exemplo, requerem um espaço maior e há necessidade de tutorar a planta, que se trata de colocar materiais como bambu para conduzir o crescimento dela”, ensina.
Uma boa medida para saber em que tipo de ambiente uma planta pode ser cultivada dentro de casa é observar o porte dela. “As raízes dão o indicativo do recipiente ou espaço que poderá recebê-las”. De acordo com Wânia as que têm porte maior naturalmente têm raízes maiores e vão precisar de recipientes maiores. Ainda de acordo com ela, entre as hortaliças mais comuns de plantio e consumo doméstico estão o alface, em primeiro lugar e, depois, variando de região para região, o tomatinho cereja, couve, cenoura, salsinha e cebolinha.
Frutíferas
Outra boa possibilidade de cultivo em casa são as frutas. “Frutíferas podem ser cultivadas em recipientes maiores e, geralmente, de cimento. As mais comuns são pitanga e amora, mas outras, como limão e até jabuticaba, também produzem em vasos”, indica. Ela aconselha que, no caso das frutas, para produzirem melhor é indicado adubar com adição de matéria orgânica, como esterco de boi ou adubo mineral com NPK.
No vídeo de hoje você poderá acompanhar dicas e um passo a passo básico de como cultivar hortaliças em pequenos espaços.
Agrotecnologia no dia a dia
A série “AgroTecnologia no dia a dia” é uma ação comemorativa aos 46 anos da EPAMIG e tem como objetivo apresentar conteúdos que representem a presença das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária no cotidiano na população.
A EPAMIG é uma Empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.